Biografia:
Fernando Nepomuceno
A música sempre foi e ainda é uma constante em sua vida. Nascido em Piracicaba – SP, em 18 de fevereiro de 1980, já aos cinco anos teve contato com a música quando estudou piano e aos onze, violão, chegando a sua primeira guitarra aos 14 anos e nunca mais parou.
De 1996 a 2000, dedicou-se à guitarra, concluindo o curso livre de música na escola Cint-Art, com o professor Eduardo Bettoni, Piracicaba – SP; nesta mesma época estudou guitarra com Ricky Furlani. Caminhou pelos mais diversos estilos musicais, lecionando e apresentando-se em teatros, vernissages e variados shows.
Em 1999, despertou sua outra vocação: o estudo de Filosofia, curso concluído em 2002 pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Participou de simpósios, congressos e seminários e divulgou sua monografia: Um Filosofar sobre a música; em junho de 2004 foi revisada, ampliada e transformada em livro, através da CN Editoria.
Ainda em 2002, prestou concurso junto ao Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí – SP (considerado o mais conceituado da América Latina), conseguindo uma vaga para realizar seus estudos; tendo a oportunidade de instruir-se com Ary Piassarollo, Hector Besignani (Costita), Dauri da Silva e com o Maestro Andi Pereira, concluindo o curso em 2007.
Em 2003 concluiu o curso básico de áudio com o sonoplasta José Roberto de Oliveira, em Piracicaba; em 2004 foi aluno especial de mestrado em Filosofia da Linguagem na UNICAMP; em 2005 participou do I encontro nacional de pesquisadores em Filosofia da Música na Universidade de São Paulo (USP).
Em 2005 foi convidado pelas escolas de música Asaph e Cint-art para dar aulas de guitarra e violão na qual permaneceu até 2007. Foi convidado também pelo Colégio Lúdico Paulista em 2006 para ministrar filosofia e sociologia no ensino médio e música para o ensino fundamental, encerrando suas atividades no colégio em 2010.
Em 2007 concluiu o curso de 24 horas de harmonia e improvisação com o professor Mozart Mello. Iniciou o processo de gravação do seu primeiro CD de composições próprias, (Abstrações) no estúdio Apache Records e montou seu próprio estúdio em Piracicaba/SP para ministrar seu curso de música (guitarra/violão) e atuar como produtor musical e também executa a manutenção básica (limpeza, regulagem e pequenos ajustes) em guitarras e violões devido a procura pelos próprios alunos e amigos. Em 2009 lançou o CD Abstrações junto de amigos músicos convidados no Teatro Municipal de Piracicaba.
Em 2012 começou uma parceria de composições com o amigo e poeta Djair Ferreira, tendo como resultado o álbum: Portal das estrelas; musicas autorais sendo todas as composição e execuções dos arranjos feitas por Fernando Nepomuceno em seu próprio estúdio, publicado em 2015.
Em 2019 desenvolveu e publicou seu curso musical dividido em três livros: básico, intermediário e avançado, facilitando o ensino aprendizado nas aulas presenciais e cursos EAD realizados em todo Brasil inclusive na Europa. Em 2022 conclui um novo CD com o seu amigo e parceiro Djair Ferreira “A hóstia”, no qual será publicado em breve.
Atualmente ministra seu curso de guitarra/violão e faz produções musicais em seu próprio estúdio; faz shows, workshops, masterclass, consultorias e palestras e é endorse/parceiro das empresas Meteoro, Giannini, CreationFD, Music Maker, Bombags, tecniforte e Newtone.
Produções
Unindo a essência da filosofia pré-socrática, existencialismo e a fé na espiritualidade com a música instrumental; é o panorama do CD Abstrações. Utilizando os mais variados estilos musicais e diversidades rítmicas (rock, baião, funk, new age, erudito), incorporando pluralidade timbrística (guitarra, baixo, bateria, violinos, saxofone, flauta transversal…) para melhor expressar a essência temática.
É neste cenário que o compositor Fernando Nepomuceno junto dos amigos e músicos Phill Prates e Fernando Defavari caminham. Nutrindo-se das emoções e reflexões cotidianas fazendo das notas musicais seu instrumento, suas palavras, dividindo em 14 faixas não se prendendo a estilos, mas sim a conceitos filosóficos bem elucidados.
Em 2013 iniciou uma nova parceria com o cantor e compositor Dejair Ferreira e em 2016 publicou o CD (Portal das estrelas) produzido em seu próprio estúdio.
Para este trabalho, Fernando compôs e gravou todas as linhas de guitarra, violão, piano, baixo, bateria, percussão, sopro, backing vocal, além da mixagem e masterização.
A obra Um filosofar sobre a música soma a história da filosofia com a da música junto dos estetas, questionando o belo e seus critérios.
O objetivo é introduzir o leitor no universo musical, fazendo com que compreenda os elementos chave que engendram a música, porém com um outro olhar, através da crítica filosófica.
De caráter didático, a obra acompanha um CD para melhor sintonizarmos a teoria com a prática, sempre respeitando a cronologia histórico-musical.