Aula presencial X EAD

Desde criança somos educados e moldados por nossos pais, escolinha, ensino fundamental e assim por diante. Seguimos os protocolos sociais em busca do aprendizado necessário para viver em sociedade e capacitarmos em uma determinada área e assim atuar. Seguimos o fluxo, fazemos o que fazemos inúmeras vezes sem raciocinar, sem questionar até que algo ocorra e quebre o conforto mental.

A pandemia veio para transformar vidas! Obviamente é um desafio global, tristezas e dores mas muitas vezes necessárias para que possamos refletir sobre as nossas vivencias, paradigmas, metas e objetivos na vida… infelizmente nem todos estão a salvo neste plano.

Podemos então refletir que 2020 foi o começo de uma nova era, repensando maneiras de continuar os estudos e os trabalhos de maneira remota. Muitas grandes empresas fecharam seus escritórios imensos e optaram por Home office a custos irrisórios trazendo também algumas vantagens aos trabalhadores… por mais que o mundo possa vencer este obstáculo as pessoas se acostumaram com certas medidas e mudanças e serão resistentes a modificarem para o que era o antigo normal.

O ensino a distância já era comum em países desenvolvidos, mesmo no Brasil há inúmeras faculdades que optam pelo EAD (ensino a distância), porém nossa cultura é um tanto resistente a mudanças e desconfiada, não vendo apriori como algo positivo – seria como trocar o certo pelo duvidoso. 

Atualmente as escolas são praticamente obrigadas a adotarem o protocolo de distanciamento e redução de discentes em sala de aula. Assim sendo, os alunos são obrigados a adotarem este sistema, mas será que resolve? A minha experiência ao longo dos anos na qualidade de professor é extremamente positiva. Tenho inúmeros alunos que fazem meu curso a distância há anos e observo o progresso. Uma curiosidade é que vários alunos que antes faziam aulas presenciais e foram obrigados ao ensino EAD hoje podem voltar as aulas presenciais, porém viram a experiência tão positiva que optaram em manter a distância.

Um bom profissional sempre fará o seu máximo para realizar suas incumbências com esmero e responsabilidade. Quem aprecia enrolar seus alunos, não se esforça em melhorar sua didática e até mesmo ter uma boa metodologia, terá como fim uma aula medíocre seja presencial ou a distância – quem nunca teve uma péssima experiência exatamente assim na escola ,universidade ou um curso livre? E o objetivo real é aprender, certo?

A dica é sempre optar por um bom profissional.  Analise seu Curriculum, tempo de experiência, produção e publicações, se houver testemunho de alunos e ex-alunos do curso que o mesmo ministra…o mercado é repleto de amadores e curiosos, mas também de grandes mestres realmente dotados de conhecimento e sabedoria, dispostos a alavancar carreiras, facilitar o caminho e modificar vidas positivamente. 

Em suma – é imensamente melhor optar por um curso a distância por um profissional de excelência do que aulas presenciais com um pseudo profissional. 

O mundo esta mudando e devemos refletir sobre nossos pontos de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
× Como posso te ajudar?